Portal do Radioamadorismo – Radioamador
A maioria deles começa na adolescência. A curiosidade da juventude e o apoio dos genitores, sempre é muito importante. O radinho de pilha o carrinho de controle remoto comandado por ondas de radio. Eles querem desmontar tudo para ver como é feito. Hoje são os jogos eletrônicos e alguns são criados por eles. No Brasil aos 12 anos já se pode ser um radioamador classe C. Existem atualmente 3 classes de radioamador A, B, C. A classe D está sendo extinta e tem prazo de mais 4 anos podendo passar para a classe C mediante requerimento. A classe A é a mais avançada e para consegui-la será preciso completar UM ano como classe B. Para ingressar na R.B.R. – Rede Brasileira de Radioamadores é necessário prestar exame perante a ANATEL. Estes exames geralmente são coordenados pela LABRE – LIGA DE AMADORES DE RÁDIO EMISSÃO – LABRE (www.labre.org.br).
No Brasil existem aproximadamente 30.000 radioamadores licenciados, atuantes não chega a 5.000. Os radioamadores sempre foram considerados “Reserva das forças armadas”, pois a radiocomunicação é capaz de cobrir distancias enormes num instante e apesar dos avanços tecnológicos incríveis a que chegamos, ainda é o homem que aperta o botão!
Colaboram na elaboração do PORTAL DO RADIOAMADOR:
PU2REJ/KG4LXG Júlio Monteiro – PU2RDT Regina Machado – PY2EHV Victaliano Machado e mais…
Todos os radioamadores que tenham alguma coisa para contar e que desejarem nos escrever. Este portal é feito pelos radioamadores e dirigido a todos aqueles que se interessa por esta ciência que é também um passatempo educativo.